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Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo, 1954

Neogótico com toque renascentista

Uma Catedral proporcional à grandeza da cidade

A origem da Catedral Metropolitana N. Sra. da Assunção e São Paulo, a Catedral da Sé, remonta a 1591, quando foi erguida no mesmo local a igreja matriz da Vila de São Paulo do Piratininga. A construção colonial era proporcional à importância da provinciana vila em que estava inserida, muito antes da pujança que transformaria São Paulo na metrópole pós-café. Era feita de taipa de pilão e dedicada a Nossa Senhora da Assunção. O terreno havia sido escolhido pelo cacique Tibiriçá, um dos principais personagens da história paulista, convertido ao catolicismo. Com a transformação da vila em cidade, no século 18, a Capitania de São Paulo tornou-se sede Episcopal e, com isso, a matriz foi mais valorizada. Entretanto, a igreja antiga já estava bastante comprometida e acabou sendo demolida para o início da construção do templo que vemos hoje.

Catedral da Sé
Construção:
1913-1954 (finalização em 2002)
Estilo:
Revivalista, neogótico
Projeto:
Maximilian Hehl
Localização:
Praça da Sé – São Paulo, SP

A construção monumental, de estilo neogótico, foi erguida entre 1913 e 1954, com projeto do engenheiro e arquiteto alemão Maximilian Hehl, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Ele desenhou um santuário em estilo eclético, com elementos predominantemente góticos, como os arcos ogivais e os ornamentos. A cúpula octogonal, no entanto, destoa do conjunto gótico ao inspirar-se na icônica cúpula renascentista do Duomo de Florença, projetada por Filippo Brunelleschi.

Em 1912 a antiga Igreja da Sé foi demolida e a nova Catedral começou a ser erguida no ponto mais alto da colina. A anterior ficava no lado sul da praça, na parte mais baixa onde hoje faceia com a Rua Santa Tereza e onde foi implodido o Edifício Mendes Caldeira para as obras do metrô.

(OVANDO, A. p. 42, 2014)
Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo

Vista da fachada principal da Catedral da Sé. Em frente à construção neogótica está o marco zero da cidade. O prisma hexagonal representa o centro geográfico da cidade. No totem hexagonal, são representados Santos (a sudeste) pelo navio a vapor, o Estado do Paraná (ao sul) pela Araucária, o estado do Rio de Janeiro (a nordeste) pela bananeira e pelo Pão de Açúcar, o estado de Minas Gerais (ao norte) pelo equipamento de mineração, o estado de Goiás (a noroeste) pelo instrumento de garimpo e o estado do Mato Grosso (a sudoeste) pela imagem dos bandeirantes.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo
Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo

A vista superior da catedral evidencia as marcas da arquitetura neogótica. Contrafortes, pináculos e torreões marcam a cobertura do monumento que tem na cúpula o seu ecletismo, com a referência renascentista à cúpula florentina de Filippo Bruneleschi. Nesta página, os capitéis coríntios e as ogivas da torre emolduram a paisagem da colina histórica paulistana, com vista para outra obra erguida com contribuição do Liceu, o Edifício Altino Arantes, atual Farol Santander.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo
Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo

As nervuras das abóbadas internas reforçam o estilo neogótico da nave. Toda a madeira que se vê é obra do Liceu de Artes e Ofícios, da porta de entrada ao mobiliário entalhado.

As duas guerras mundiais atrapalharam o andamento das obras, uma vez que grande parte dos materiais e artefatos era importada da Europa. O santuário foi inaugurado na data de celebração do 4º Centenário de São Paulo.

A Catedral tem dimensões semelhantes às da Abadia de Saint-Denis, na França (primeira construção considerada gótica no mundo), e ocupa um quarteirão inteiro. Suas oito portas de jacarandá da Bahia foram executadas pelos profissionais do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. A fachada recebeu uma grande rosácea em vitral e é ladeada por duas altas torres. O carrilhão de sinos de bronze das torres é um dos maiores do Brasil, com 61 sinos, sendo 35 acionados eletronicamente.

O mobiliário acompanha o estilo revivalista neogótico e foi produzido nas oficinas de marcenaria do Liceu. Com projeto do arquiteto Anhaia Mello, segundo registro de Ana Belluzzo (1988), o par de púlpitos de madeira é essencial para a organização do espaço interno da nave. A serralheria artística do Liceu atuou na produção dos caixilhos de ferro, lustres de bronze e na cúpula. A estatuária de madeira nasceu das mãos de Marino del Favero.

A Catedral tem dimensões semelhantes às da Abadia de Saint-Denis, na França (primeira construção considerada gótica no mundo), e ocupa um quarteirão inteiro. Suas oito portas de jacarandá da Bahia foram executadas pelos profissionais do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. A fachada recebeu uma grande rosácea em vitral e é ladeada por duas altas torres. O carrilhão de sinos de bronze das torres é um dos maiores do Brasil, com 61 sinos, sendo 35 acionados eletronicamente.

[A metalurgia] não fabricava somente peças de teor ornamental. Produziu chaves, fechaduras e dobradiças feitas em ligas de latão e níquel e dobradiças para gavetas e portas de móveis, tendo-se distinguido pela qualidade destes produtos. As portas de madeira da Catedral de São Paulo, cujas folhas esculpidas pesam centenas de quilos, podiam ser abertas com um simples toque de dedo. Peças técnicas e mecanismos de articulação do mobiliário eram reconhecidos como aspectos qualitativos da produção do Liceu.

(BELLUZZO, A. M. p. 291, 1988)
Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo
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O confessionário, obra do Liceu, tem arcanjos esculpidos à mão em seu topo e mimetiza as formas da arquitetura da Catedral. Está disposto no eixo do vitral, lateralmente à nave principal, como deve ser neste tipo de construção.

Para os observadores de olhar aguçado, pode-se perceber a intenção de Hehl de exaltar a brasilidade respeitando o revivalismo gótico. Na arcada que emoldura a porta principal estão flores de maracujá e grãos de café, dentre outras representações da natureza encontrada no Brasil. Nos capitéis do átrio, a fauna brasileira é representada com garças e tatus, dentre outros animais.

Para os observadores de olhar aguçado, pode-se perceber a intenção de Hehl de exaltar a brasilidade respeitando o revivalismo gótico. Na arcada que emoldura a porta principal estão flores de maracujá e grãos de café, dentre outras representações da natureza encontrada no Brasil. Nos capitéis do átrio, a fauna brasileira é representada por garças e tatus, dentre outros animais.

A igreja tem forma de cruz latina, com cinco naves e transepto com cúpula sobre o centro do cruzeiro. Os vitrais e mosaicos são destaques à parte. Os mosaicos foram obra do muralista italiano Marcello Avenali. Alguns dos vitrais foram desenhados por José Wasth Rodrigues e executados pela Casa Conrado. Outros são de fabricação europeia, feitos por artistas como Max Ingrand e Gilda Nagni.

A cripta foi inaugurada em 1919 e contém 30 câmaras mortuárias. Além dos bispos e arcebispos, estão guardados ali os restos mortais do cacique Tibiriçá e do padre Feijó, Regente do Império. No começo do século 21, o templo passou por restauro e, em 2002, foi reaberto para visitação e serviços religiosos. Durante um processo de restauração, as torres principais receberam 14 pequenos torreões secundários, já previstos no projeto original.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo

O par de púlpitos que envolvem as colunas são criação de Anhaia Mello e foram produzidos no Liceu. Lustres e serralheria foram criados nas oficinas da escola e refletem a riqueza do projeto do alemão Hehl. Os mosaicos são obra do muralista italiano Marcello Avenali.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo
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Na cripta estão sepultados importantes personagens da história do Brasil, como o cacique Tibiriça e o Regente Feijó. Os tijolos das abóbadas são característicos e estão presentes também no átrio. Na página ao lado, a vista da porta principal, produzida no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

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