Epílogo

Do passado ao futuro, sempre na vanguarda

150 anos comprometidos com a educação e a formação profissionalizante de excelência Patrícia Loureiro Marques Macedo*

O Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo é uma instituição de ensino privada, sem fins lucrativos e filantrópica. Fundado em 1873, sempre teve como uma de suas principais premissas oferecer um ensino de excelência gratuito e acessível a todos. Alinhado à visão idealista de seus fundadores, o Liceu se tornou uma das principais referências no ensino técnico profissionalizante do país e também, mais tarde, uma das mais conceituadas escolas de ensino médio.

Atualmente dispõe de uma excelente infraestrutura que oferece aos seus alunos laboratórios de eficiência energética; ciências da natureza; programação e robótica; edificações; matemática; redação; estúdio audiovisual, dentre outros espaços de práticas educativas. Além disso, possui uma biblioteca cujo acervo foi renovado e que conta com mais de 8 mil obras, auditório para apresentações artísticas e institucionais, quadras poliesportivas, enfermaria, vestiários, sala de almoço, restaurante e uma área de convivência arborizada em harmonia com uma fonte de ares modernistas, projetada pelo renomado arquiteto Ricardo Julião. Ao lado, há o Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (CCLAO), espaço dedicado à arte e à cultura, aberto ao público. O espaço também é utilizado para práticas pedagógicas como, por exemplo, reflexões acerca da importância da arte, da cultura, da modernidade e, principalmente, do papel que o artista exerce na sociedade.

Um dos grandes diferenciais do Liceu é o seu alto índice de aprovação nos vestibulares das principais universidades do país. Além disso, há um trabalho profícuo com os alunos que anseiam cursar uma graduação no exterior. Prover uma sólida formação acadêmica e cidadã aos alunos sempre foi o objetivo e uma prática constante do Liceu. Nossos egressos estão preparados para exercer seus estudos no ensino superior na universidade de sua escolha, bem como capacitados para sua inserção no mercado de trabalho. Dessa forma, o Liceu continua sua trajetória de excelência na busca incessante por cidadãos cientes do seu papel na sociedade.

O Ensino Profissionalizante

EDIFICAÇÕES
Projetos e Gestão Sustentável

Nos dias de hoje, a área de edificações exerce uma função essencial tanto na prática educativa quanto na sociedade, uma vez que construções sustentáveis, bem como a gestão eficaz de projetos são elementos-chave para o desenvolvimento de uma sociedade consciente. A partir de pesquisas sobre as necessidades das empresas do setor da construção civil, o Liceu estruturou o novo Curso Técnico de Edificações Integrado ao Ensino Médio. Alinhado com as demandas do mercado de trabalho, o curso prepara e capacita os alunos com um conjunto de múltiplas habilidades, incluindo a análise e o desenvolvimento de projetos; o planejamento de obras; a manutenção, instalação e integração de sistemas prediais e de automação, bem como a aplicação de novas tecnologias, a fim de desenvolver construções inteligentes e inovadoras. Assim sendo, nossos egressos estarão aptos a atuar em um vasto campo profissional, tal como indústrias e demais agentes que contemplam o setor, como escritórios, incorporadoras, construtoras, dentre outros segmentos da construção civil.

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Tecnologias de Construção

Atualmente, a automação industrial faz uso de tecnologias e conceitos fundamentais para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do país. O Curso Técnico Integrado ao Médio em Automação Industrial com ênfase em Tecnologias de Construção foi estruturado a partir de pesquisas com empresas de diferentes setores como, por exemplo, indústrias de manufatura e da construção civil, que identificaram uma forte demanda por profissionais versáteis com conhecimentos sólidos e visão inovadora. O curso capacita o estudante no desenvolvimento de projetos e na manutenção, instalação e integração de sistemas de automação. Para tanto, utiliza dispositivos programáveis e configuráveis que se interconectam às redes de computadores com algoritmos de inteligência artificial, robôs colaborativos e internet das coisas (IoT). Dessa forma, nossos egressos poderão atuar em diversos campos profissionais, tais como centros logísticos, indústrias, hospitais, portos e aeroportos, dentre outros.

Missão Excelência

O objetivo de conceber uma escola que valorizasse a cultura, as artes e os ofícios segue vivo no Liceu até hoje. Assegura o comprometimento com o ensino e todas as questões que o envolvem: aquisição de conhecimento, responsabilidade social e busca por equidade. Dessa forma, a escola, em seus 150 anos de existência, continua com sua missão de promover e consolidar a democratização da cultura e dos valores éticos aliados ao conhecimento e à capacitação técnica para o trabalho. Assim, o Liceu segue sua trajetória histórica com seriedade e excelência.

Liceu - 150 Anos

laboratório de ciências da natureza.

laboratório de matemática.

Liceu - 150 Anos

Laboratório de energias renováveis.

laboratório de edificações.

Liceu - 150 Anos

Estúdio de audiovisual e auditório.

laboratório de robótica.